sábado, 12 de setembro de 2020

Banheiros unissex

Imagem de Michael Gaida por Pixabay 

                Recentemente em uma aula sobre diversidade foi levantada a questão dos banheiros unissex, algumas pessoas foram a favor e outras contra, eu entendo perfeitamente algumas mulheres não se sentirem a vontade de utilizar um banheiro que também seria frequentado por homens por medo de sofrerem assedio, mas ao mesmo tempo eu acredito que essa não é a raiz do problema.
                Ninguém precisa chegar ao exemplo do assedio sexual para dizer que os banheiros atuais já não funcionam, crianças tem a cabeça enfiadas em privadas e nem por isso você separa os banheiros entre crianças fracas e crianças fortes, eu tenho amigas que já foram assediadas em banheiros femininos porque uma placa não é um guarda então se um homem quiser entrar, ele vai entrar. O problema dos banheiros seria facilmente resolvido se houvesse um(a) guarda que ficasse neles, é uma ilusão achar que os banheiros atuais são seguros e que transforma-los em unissex desestabilizaria tudo.
                A defesa dos banheiros unissex é em sua maioria para que pessoas transexuais não se sentissem desconfortáveis ao utilizar o banheiro, dado que muitas desenvolvem infecções urinarias por segurarem o xixi em vez de ter que passar pelos olhares desconfiados das outras pessoas. Eu como mulher cis que não se encaixa no padrão feminino também muitas vezes me senti desconfortável no banheiro feminino, muitas pessoas me confundem com um garoto e muitas das vezes me encaram procurando seios o que por si só já é errado mas essa questão se estende até mesmo aos provadores de loja em que uma vendedora me indicou o provador masculino, mais uma vez eu acho que poderia ser apenas um grande provador desde que tivesse alguém guardando o local.
                Por fim, uma última questãozinha seria a da limpeza: “Homens são porcos, não quero dividir o banheiro com eles”, particularmente banheiros públicos femininos/masculinos fedem tanto um quanto o outro quando são mal cuidados, em shoppings os dois são bonitos e cheirosinhos, então dependeria apenas da administração do local.
Enquanto isso não se torna uma realidade: Frequente o banheiro que você se identifica e tente ao máximo ignorar os olhares pesados em você, você não merece ficar doente só porque precisa fazer xixi.

Texto em áudio:



Até a próxima!
Share: